sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Renesmee: O nome do ano.

E quem falou que Twilight já tinha ganhado todos os prêmios possivéis? é claro que sempre têm uma cartada final.

Renesmee.
Sim, é outro nome Twilight, que se torna uma potente atual base de lançamentos. Mas o impacto de ‘Renesmee’ vai além dos vampiros. Esse nome é uma faísca que ilumina uma fogueira há muito tempo construída para ser um guia na Idade daMistura nos Nomes de Bebês.

Para aqueles que escaparam de todo o fenômeno Twilight, Renesmee é a filha dos dois jovens heróis da série, e, portanto, metade humana e metade vampira. O mais importante para nossos propósitos é que seu nome é uma homenagem suas duas avós, Renée e Esme. (seu nome do meio, Carlie, vem dos nomes de seus avôs, Carlisle e Charlie).

A autora de Twilight, Stephenie Meyer, disse que escolheu o nome porque nenhum nome humano normal seria o suficiente para uma criatura de outro mundo como Renesmee. Isso também chega a mim como uma escolha realista para casais de pais adolescentes. Mortos-vivos ou não, eles vivem em um tempo em que a criatividade nos nomes de bebê é valorizada, particularmente entre pais mais jovens. Além do mais, eles vivem em mundo saturado de celebridades, na longa sombra de Bennifer.

Quando os atores Ben Affleck e Jennifer Lopez começaram a namorar, a imprensa cristalizou o par como Bennifer. Desde então, um portmanteau ou ‘mistura’ de nomes tem sigo a regra para todo casal de celebridades, real ou fictício. Um jovem casal hoje cresceu cercado por nomes como TomKat e Brangelina.

Renesmee, apresentada no final de 2008, trouxe um novo nome à nossa língua. Ver Renesmees na vida real está aumentando com o tempo. Mais importante, contudo: quebrou a barreira entre as misturas das celebridades e os nomes de bebês. Como um leitor de ‘BabyNameWizard.com’ escreveu: “Conheço de verdade várias pessoas que copiaram a ideia e deram a seus filhos primeiros nomes ou nomes do meio que são misturas dos nomes de seus avós.”

2 comentários: